Águas de Gondomar reconhecida com selos de qualidade exemplar de água para consumo humano e uso eficiente da água

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Distinção foi atribuída pela ERSAR, Entidade Reguladora do Setor

*Selo de eficiência coloca Gondomar na lista de 7 finalistas nacionais

 

A empresa Águas de Gondomar (AdG) foi novamente distinguida com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano, pelo sexto ano consecutivo, e com o Selo de Uso Eficiente da Água, numa cerimónia que decorreu no passado dia 22 de novembro, em Lisboa, a encerrar a 17º Expo Conferência da Água. Os Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2022 são uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria com o jornal Água & Ambiente, e visam distinguir as Entidades Gestoras que, no exercício do ano 2021, se destacaram pelo seu bom desempenho.

 

A iniciativa da ERSAR tem como objetivo identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos e assim contribuir para a melhoria dos setores.

 

Para além de pretender ser um estímulo à melhoria contínua dos serviços prestados, promovendo a procura de excelência, este reconhecimento de qualidade dos serviços de águas e resíduos evidencia a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas.

 

“A renovação destes selos, no caso se Gondomar, significa que os munícipes podem continuar a confiar na qualidade da água da torneira que diariamente lhes chega a casa”, evidencia com satisfação Jaime Martins, diretor-geral da empresa, sublinhando ainda que “a qualidade na execução, gestão e exploração dos sistemas tem sido uma prioridade para a AdG. É, por isso, com particular contentamento que recebemos o Selo de Uso Eficiente, figurando na lista de apenas sete entidades distinguidas com este reconhecimento.”

 

Da captação à distribuição, uma viagem com passaporte de controlo e qualidade

A água para consumo humano deve cumprir um conjunto de parâmetros que se encontram definidos por decreto-lei e que corresponde à transposição de uma diretiva europeia. Desde a captação ao tratamento, passando pela adução, armazenamento e distribuição, a água para consumo humano segue um processo complexo, rigoroso e controlado que garante as características admissíveis com vista à proteção da saúde humana.

 

A AdG assegura o normal funcionamento dos sistemas, que abastecem sete Uniões de Freguesias, garantindo ainda o controlo de qualidade da água desde a captação à distribuição na torneira, através de um Programa de Controlo de qualidade da Água (PCQA) -, que é submetido à aprovação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o objetivo de efetuar a verificação da qualidade da água destinada ao consumo humano. A AdG tem igualmente implementado um Programa de Controlo Operacional (POPER), cuja monitorização é efetuada através de colheitas e análises laboratoriais realizadas nos pontos de entrega, reservatórios e pontos da rede de distribuição. Este processo é assegurado por técnicos certificados devidamente identificados e por laboratório externo acreditado pela ERSAR.

 

A par da análise dos pontos de amostragem e da própria água, a AdG realiza processos regulares de inspeção, limpeza e higienização de reservatórios, através de produtos e materiais adequados que não provocam alterações na água e asseguram o nível de proteção da saúde humana, assim como efetua lavagem e desinfeção de condutas de forma a garantir a manutenção da qualidade da água ao longo da rede de distribuição.

 

Tem ainda um Plano de Segurança da Água (PSA) implementado, cujo objetivo é garantir a segurança da água fornecida, em todas as zonas do sistema de abastecimento de água, desde a origem/ponto de entrega até à torneira dos consumidores.

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