Centrais fotovoltaicas nas etar de Gondomar reduziram a emissão de 500 toneladas de CO2

Outras notícias

Novembro 22, 2024

Plataforma de Segurança Construída na ETAR de Melres para Melhorar Operações de Manutenção

Outubro 19, 2024

Água usada no combate aos incêndios vai ser descontada da fatura dos consumidores

Outubro 4, 2024

Águas de Gondomar reconhecida com selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano na cerimónia do SENAG 2024

Aposta da AdG na energia renovável garantiu já auto-suficiência de cerca de 30%

 

Entre agosto de 2021 e setembro de 2022, as centrais fotovoltaicas instaladas nas ETAR´s de Gramido, Rio Tinto e Rio Ferreira produziram já mais de 770 MWh, o que permitiu à empresa Águas de Gondomar atingir, em pouco mais de um ano, um nível de auto-suficiência de cerca de 30%. Em termos ambientais, a aposta da AdG na produção de energia fotovoltaica garantiu uma redução da emissão de 500 toneladas de Dióxido de Carbono – CO2, segundo os dados indicados pela plataforma que controla a produção diária.

 

A aposta da AdG na produção de energia a partir de fontes renováveis está assim a revelar-se uma mais-valia, como sublinha Jaime Martins, diretor da concessionária do abastecimento de água e tratamento de águas residuais de Gondomar. “Os indicadores obtidos até ao momento são francamente positivos e revelam que esta aposta em produzir energia elétrica a partir da luz solar está a ser muito bem sucedida”, sublinha. Recorde-se que a AdG instalou 964 painéis fotovoltaicos nas três estações de tratamento de Gondomar, num investimento que rondou os 320 mil euros com vista à produção anual de 700 MW de energia limpa.   “Para além dos excelentes resultados, este investimento vai ao encontro do compromisso e da estratégia de descarbonização que a empresa tem vindo a implementar nos últimos anos, tendo em vista redução da pegada ecológica, estamos ainda a dar o nosso contributo para um planeta mais sustentável”, adianta aquele responsável. A energia produzida pelos painéis consegue assegurar o funcionamento da instalação por várias horas ao longo do dia, permitindo ainda enviar a energia excedente para a rede.

 

Em termos de desempenho, refira-se que o parque fotovoltaico da ETAR de Gramido, dotado da mesma potência instalada que o da ETAR de Rio Tinto , constituído por 384 painéis 192kWp, foi o que garantiu um maior nível de produção de energia produzida, 308 MWh, atingindo assim uma quota na ordem de 40% do valor total anual, cifrado nos 770 MWh.

 

Recorde-se que o setor da produção de energia é um dos que mais contribui para as emissões de gases com efeito de estufa à escala global, dado que parte considerável da produção é ainda proveniente da utilização de produtos fósseis.  Através destas políticas de mitigação, em particular a otimização energética e a utilização – expressiva – de energias renováveis a AdG dá também o seu contributo ao combate às alterações climáticas e à aceleração da transição energética, que constituem imperativos nacionais e globais.

 

Inquérito de satisfação

A sua opinião é muito importante! Ajude-nos a melhorar os nossos serviços.

Envie-nos os seus dados e adira à fatura eletrónica

*Todos estes elementos encontram-se no canto superior esquerdo das nossas faturas (à exceção do email e nib)

Envie-nos os seus dados e ative o débito direto

*Todos estes elementos encontram-se no canto superior esquerdo das nossas faturas (à exceção do email e nib)

Obrigatório anexar documento emitido pela entidade bancária onde conste o IBAN e o nome do titular da conta. Posteriormente, remeteremos o documento de Autorização de Débito Direto, SEPA, o qual deverá ser assinado e devolvido.
(ficheiros JPG e PDF até 5MBs)

Está com dúvidas?

Encontre as respostas às suas dúvidas nas perguntas frequentes