UMA VIAGEM SOB A ÉGIDE DO CONTROLO E DA QUALIDADE
No próximo dia 1 de outubro assinala-se o Dia Nacional da Água em Portugal, e a Águas de Gondomar (AdG) associa-se a esta data enquanto mais uma oportunidade para refletir sobre a importância deste recurso que diariamente chega às torneiras dos cidadãos e empresas do concelho de Gondomar. Se é certo que o valor da água é indiscutível nas dimensões sociais, ambiental e económica, não menos verdade é que o fenómeno das alterações climáticas tem trazido cada vez mais para a agenda mediática o impacto que estas mudanças estão a causar na disponibilidade da água e na qualidade de vida Humana.
A água para consumo humano deve cumprir um conjunto de parâmetros que se encontram definidos por decreto-lei e que corresponde à transposição de uma diretiva europeia. Desde a captação ao tratamento, passando pela adução, armazenamento e distribuição, a água para consumo humano segue um processo complexo, rigoroso e controlado que garante as características admissíveis com vista à proteção da saúde humana.
Na qualidade de concessionária dos Sistemas Municipais de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais no concelho de Gondomar, a AdG assegura o normal funcionamento dos sistemas, cumprindo todas as normas legais que regulam a atividade. Assim, a distribuição de água no concelho é constituída por dois macro sistemas, que abastecem 7 Uniões de Freguesias: a freguesia da Lomba, localizada na margem sul do rio Douro, é abastecida a partir do sistema de abastecimento da Águas do Douro e Paiva S.A. (AdDP) com origem na Captação do Castelo de Paiva (Rio Paiva), enquanto as restantes Uniões de Freguesia são abastecidas pelo mesmo sistema, mas com origem na Captação de Lever (Rio Douro). Toda a água produzida pela AdDP é analisada diariamente e entregue à AdG para posterior distribuição domiciliária.
Controlo de Qualidade da Água: da captação à distribuição na torneira
O controlo de qualidade obedece ao Programa de Controlo de qualidade da Água (PCQA) – , que é submetido à aprovação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o objetivo de efetuar a verificação da qualidade da água destinada ao consumo humano. Os resultados deste PCQA são enviados, trimestralmente, à Autoridade de Saúde de Gondomar, Câmara Municipal de Gondomar e às Juntas de Freguesia. Os relatórios trimestrais de qualidade de água estão também disponíveis para o consumidor em www.aguasdegondomar.pt, estando ainda afixados em locais públicos, designadamente na sede da AdG.
Na elaboração do PCQA são selecionados pontos de amostragem que são, de acordo com a legislação em vigor, as torneiras normalmente utilizadas para o consumo humano. Estas são previamente inspecionadas pela AdG, o que permite identificar a existência de captações próprias e interligações indevidas às redes prediais abastecidas a partir do sistema público.
A AdG tem igualmente implementado um Programa de Controlo Operacional (POPER), cuja monitorização é efetuada através de colheitas e análises laboratoriais realizadas nos Pontos de Entrega, Reservatórios e pontos da rede de distribuição. Este processo é assegurado por técnicos certificados devidamente identificados e por laboratório externo acreditado pela ERSAR. Este Programa é essencial para o controlo regular e frequente de todos os componentes do sistema de abastecimento, por forma a otimizar a qualidade da água no consumidor.
A par da análise dos pontos de amostragem e da própria água, a AdG realiza processos regulares de inspeção, limpeza e higienização de reservatórios, através de produtos e materiais adequados que não provocam alterações na água e asseguram o nível de proteção da saúde humana, assim como efetua lavagem e desinfeção de condutas de forma a garantir a manutenção da qualidade da água ao longo da rede de distribuição.
A AdG tem ainda um Plano de Segurança da Água (PSA) implementado, cujo objetivo é garantir a segurança da água fornecida, em todas as zonas do sistema de abastecimento de água, desde a origem/ponto de entrega até à torneira dos consumidores. Esta ferramenta de trabalho é suportada pela análise de perigos e avaliação do risco efetuada sistematicamente ao longo do sistema de abastecimento e promove uma permanente atualização dos planos de monitorização e de emergência implementados bem como o estudo de novas medidas preventivas que visam assegurar a qualidade da água. A avaliação de riscos é analisada pela ERSAR e, caso cumpra os requisitos definidos, é aprovada, processo este em que também é envolvida a Autoridade de Saúde local.
Os Selos da Entidade Reguladora
A ERSAR atribui anualmente vários “Selos e Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos” às entidades gestoras que mais se distinguem nestas áreas. A AdG foi distinguida com selos na área de abastecimento de água, nomeadamente “Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, em 2020 e 2021, e “Qualidade para o Uso Eficiente da Água”, em 2020, tendo ainda recebido o Prémio de Excelência do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor) bem como o Selo Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas, ambos relativos a 2020.