A APCER considerou estarem reunidas todas as condições para manter a certificação do Sistema de Gestão implementado na Águas de Gondomar (AdG) no âmbito da Conceção, construção e gestão do sistema municipal de abastecimento de água e de saneamento do Município de Gondomar de acordo com as normas ISO9001:2015, OSO14001:2015 e ISO45001:2019.
A auditoria, realizada pela APCER, decorreu em abril e apesar das limitações e constrangimentos decorrentes da pandemia COVID-19, foi possível efetuar-se em formato misto, isto é, de forma remota e presencial tendo sido possível atingir os objetivos previstos, obrigando, no entanto, a uma preparação documental e de suporte mais exigente. Para a componente remota foram utilizados vídeos síncronos e assíncronos bem como a videoconferência em permanência garantindo a interação permanente entre a Equipa Auditora, Equipa de Acompanhamento e os auditados.
A auditoria de acompanhamento incluiu a visita a algumas instalações tais como o Balcão da AdG na Loja do Cidadão, a Sede da empresa, as estações elevatórias de águas residuais de Xistos e Areias, os reservatórios de Portelinha 1 e 2, o Parque Operacional do Calvário e a ETAR de Rio Tinto. A atividade desenvolvida no âmbito da manutenção da infraestrutura incidiu sobre a remodelação da rede de água da Rua das Alvarinhas, em Rio Tinto.
O processo resultou na manutenção da certificação, de acordo com os requisitos das normas ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental e ISO 45001 (Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho).
O relatório de auditoria reflete uma vez mais o reconhecimento do Sistema de Gestão implementado na AdG, de acordo com princípios internacionalmente aceites, permitindo também a credibilização do seu trabalho em termos de sustentabilidade.
Jaime Martins, diretor-geral da AdG recorda que “a Águas de Gondomar determinou, no âmbito do seu Sistema de Gestão, um conjunto de objetivos estratégicos que abrangem a qualidade, ambiente e SST nos vetores valor, cliente, processos e inovação e aprendizagem”. Os parâmetros são “monitorizados, medidos e avaliados mensalmente, sendo, na generalidade, alcançados”, acrescenta. A manutenção da certificação confirma que “temos um Sistema de Gestão Integrado eficaz, consolidado, implementado e em conformidade com os requisitos aplicáveis, que conduz ao cumprimento dos objetivos e à realização da política da empresa”, sublinhando ainda que “este resultado decorre do esforço e empenho de todos os trabalhadores da AdG, que têm como princípio estabelecer uma relação própria com o cliente, prestando um serviço de confiança, satisfazendo e excedendo as suas expectativas, potenciando a melhoria continua da prestação de serviços”. Esta é, de resto, “uma condição fundamental para o nosso sucesso, bem como continuarmos a ser merecedores da confiança dos nossos clientes e parceiros”, conclui.