A Águas de Gondomar (AdG) promoveu, no último semestre de 2021, um inquérito de satisfação online para monitorizar os índices de satisfação relativamente à qualidade da água e à qualidade dos serviços prestados. O inquérito de satisfação realizado online auferiu a opinião de cerca de 600 clientes, cuja participação espontânea permitiu concluir que 88% estão satisfeitos com a qualidade da água, tendo 89% valorizado a pressão da água que chega aos seus domicílios. 84% revela que nunca registou qualquer falha de abastecimento e 85% estão satisfeitos com a qualidade global dos serviços prestados pela concessionária.
O inquérito permitiu ainda concluir a tendência crescente do consumo da água da torneira, em resultado da estratégia de comunicação que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos. Mais de metade dos participantes revela consumir a água da rede pública, destacando a boa qualidade da mesma, o facto de estar sempre disponível e de ser mais económica quando comparado com a água engarrafada.
Relativamente ao serviço de Saneamento, o estudo revelou ainda que 95% dos clientes têm ligação à rede pública e 84% nunca registaram qualquer obstrução. A rapidez na resolução e intervenção na via pública foi avaliada como razoável/boa por cerca de 60% dos clientes inquiridos.
Quanto ao atendimento ao cliente, o inquérito revela uma nova preferência por parte dos clientes da AdG. De entre as diversas opções de contacto – site, telefone, App MyAqua, chat online e atendimento presencial -, os inquiridos privilegiam agora o correio eletrónico em detrimento do atendimento telefónico, até à data o contacto mais usado. Neste item, a avaliação continua a ser positiva, quer no que ao tempo de espera, esclarecimento de dúvidas e simpatia diz respeito. O atendimento e a segurança em tempo de pandemia também foram avaliados positivamente, com 57% e 61%, respetivamente.
Em relação à adesão à fatura eletrónica, 76% dos inquiridos optaram já por esta facilidade digital, que, para além de ser mais amiga do ambiente, é mais cómoda e simples.
Face a estes resultados, o Questionário de Avaliação de Satisfação de Clientes conclui que de uma forma global, os clientes participantes no estudo consideram que a AdG presta um serviço de qualidade aos seus clientes.
A satisfação dos clientes é um indicador de extrema importância para continuarmos a melhorar a qualidade dos serviços que prestamos.