Empresa mantém compromisso com a sustentabilidade e a redução de perdas reais na rede pública de abastecimento
A Águas de Gondomar, SA assinala um marco importante no seu percurso de redução das perdas de água: a deteção e reparação da fuga número 5000, contabilizada desde a implementação da Pesquisa Ativa de Fugas há 15 anos. A ocorrência foi identificada na Rua Particular Adérito Barbosa, durante uma pesquisa orientada em função da análise de caudais que é realizada diariamente.
A fuga verificada num ramal, foi reparada pela equipa da Direção de Exploração, garantindo a mínima interrupção no serviço e evitando desperdícios de um recurso cada vez mais escasso.
“Ultrapassar a marca das 5000 fugas detetadas e resolvidas é reflexo de um trabalho contínuo, técnico e dedicado ao longo dos anos. Representa não só um resultado numérico, mas um compromisso concreto com a eficiência, o ambiente e os gondomarenses”, afirmou Jaime Martins Diretor-Geral da empresa.
A Águas de Gondomar, SA tem implementado uma metodologia de monitorização e análise de caudais e outras ocorrências na rede de distribuição de água com vista à definição de prioridades de atuação para obter uma redução sistemática das perdas reais, melhorar o serviço ao cliente e a preservação dos recursos hídricos. Estas iniciativas fazem parte de uma estratégia mais ampla de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.
Com a reparação da fuga número 5000, a empresa reafirma a importância da vigilância contínua e da resposta rápida como pilares centrais de um serviço público moderno e eficaz.
A Águas de Gondomar, SA continuará a apostar na inovação e na proximidade com a comunidade, promovendo a utilização responsável da água e reforçando o seu papel como agente ativo na construção de um futuro mais sustentável para todos.